Destaque

Por: : Unknown maio 28, 2013




E aí gente, eu aqui de novo! Hoje eu vim falar de coisa boa, vim falar da Iogurteira Top Therm! Brinks, vim falar foi de coisa séria, você não pode perder a nova promoção da Tek Pix! Brinks again, olha eu aí gastando todas minhas piadas sem graça.
De verdade agora, vamos falar de doação de órgãos. Todo mundo deve imaginar a barra que é ficar esperando, geralmente num hospital, alguém morrer pra poder te dar a chance de sobreviver. Parece até macabro desejar a morte de alguém. Mas, pesquisando sobre o assunto, assistindo uns vídeos e lendo umas coisas por aí, nossa visão sobre os assuntos muda, e muito rápido. Por isso, vou deixar vocês assistirem esse vídeo incrível da Santa Casa de São Paulo, de uma campanha de doação. O vídeo é pequeno, 1 minuto só, mas muito fera:


Depois de assistir eu comecei a pensar: poxa, pessoas morrem todos os dias, aos montes, é inevitável. O que os pacientes na fila esperam (e muito!) não é que alguém morra, mas sim que a família dessa pessoa tenha a compaixão de doar os órgãos dela. A morte vem, e isso ninguém pode impedir, mas é possível dar a chance de outra pessoa continuar a sua vida. Um ser humano saudável, em boas condições, pode melhorar a vida de até 25 pessoas, imaginem! 

A quantidade de pessoas que morrem todos os dias por morte encefálica (a perda irreversível da atividade cerebral, única chance de doação de órgãos vitais) seria suficiente pra suprir a maior parte dos pacientes que estão nessa fila gigantesca que a gente viu  no vídeo. Contudo, por falta de informação, estrutura, medo ou preconceito, muitos órgãos em perfeitas condições são perdidos.

Qualquer pessoa que não seja soropositiva ou tenha uma doença infecciosa pode doar, desde que a família dê o consentimento. Mas, para se aliar à causa e facilitar o trabalho dos médicos e a decisão dos seus parentes, você pode imprimir seu cartão de doador (ainda assim a autorização familiar é necessária). É só entrar no site da ADOTE – Associação Brasileira dos Doadores de Órgãos e Tecidos e se cadastrar. Lá você pode tirar todas as dúvidas que tiver.  Além de avisar em casa, a gente também pode colocar no facebook, é só editar o perfil e tem lá a opção: Doador. Visite também a página-campanha do Ministério da Saúde, só no Brasil, mais de 80.000 pessoas já se declararam doadoras!
*Doar sangue também é muito importante, mas isso é assunto pra outro post.

Muitos de nós daríamos, mesmo em vida, órgãos pra mantermos conosco aqueles que amamos. Pai, irmão, mãe, até mesmo um amigo. Com certeza faríamos campanhas de doação de sangue, medula, fígado, rim... Se isso mantivesse vivo um de nós. A gente vê isso todo dia! Só no primeiro semestre de 2012, foram realizadas 12.287 transplantes, 90% pelo SUS, o que torna o Brasil referência mundial no assunto. Tudo isso é resultado da capacitação dos profissionais, da criação de centros de captação e distribuição, de um sistema eficaz de identificação, mas principalmente, da conscientização e mobilização de todos nós. Por que não ajudar alguém a continuar perto de quem ama? Ninguém é substituível, cada vida é única e as únicas coisas que a gente vai levar são as nossas ações e as lembranças, que sejam boas então!

Beleza, não era pro post ficar tão sentimental, mas fazer o que né? Espero que tenha tocado o coração de vocês –sqn. Espero mesmo ter conscientizado todo mundo sobre a importância de pensar nos outros hoje em dia.


Doe!

Fui.

Comenta!

Oi, obrigado por comentar, sua opinião é super importante. Por favor não seja rude, não use palavras ofensivas ou xingamentos. Assim que pudermos, iremos responder!

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

- Copyright © Republica - Date A Live - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -